Cotação e ponto de corte da bateria
Após efetuarmos as somas para obter o resultado global (sem considerar o teste específico da audição dicótica ou prova de transferência fonológica), determinou-se a nota máxima da bateria (de acordo com uma resolução completamente correta de todos os testes) em 46 pontos sendo que os valores podem variar entre 10 e 39.
O ponto de corte da bateria de testes estipulou-se em 24,2, portanto, os sujeitos que apresentam uma nota total no teste abaixo desse padrão encontram-se com desempenho negativo. A determinação dos pontos de corte considerou os grupos etários: crianças com idades entre 7 e 12 anos, adolescentes (13-17 anos) e adultos (18-30 anos). E concluiu-se que deve ser usado o mesmo ponto de corte de 24,2.
Asseverando o rigor do teste de ponto de corte desta bateria, aplicou-se a Curva ROC para identificar as estatísticas para a sensibilidade e especificidade dos testes considerando o público-alvo vasto. O teste de sensibilidade e especificidade, providenciado pela Curva ROC, permitiu identificar os sujeitos que estão em risco escolar geral e, particularmente, quanto à evolução da proficiência linguística (alunos ou não). Por outro lado, permite diferenciar os sujeitos de acordo com a sua aptidão em testes distintos como se verificou para os casos das provas de analogias verbais, de associação semântica, de extração morfológica, e identificação lexical (nomeação). Os valores da Curva situaram-se, geralmente, acima de .70 e .80.
Qual a relação do exame da Curva ROC com o ponto de corte? Os sujeitos que apresentam melhor ponto de corte normalmente são os apresentam menor risco no teste ROC – maior sensibilidade e especificidade nas respostas aos testes (portanto melhor proficiência nas provas enunciadas). Ou seja, melhor proficiência. Este tipo de dados indica a importância e a robustez do diagnóstico psicológico e educacional apresentado em 15 provas ou numa bateria única.
Cotação:
Teste de nomeação de imagens – 36 itens; cada resposta correta =1 ponto. Total: 36 pontos.
Teste de analogias verbais – 6 itens; cada resposta correta = 1 ponto. Total: 6 pontos.
Teste de associação semântica – 6 itens que exigem um par de respostas ou palavras (sinónimo/antónimo); cada resposta = 1 ponto. Total: 12 pontos.
Teste de palavras cognatas – 5 itens; cada resposta correta = 1 ponto. Total: 5 pontos.
Teste lexical – 5 itens que exigem 3 respostas cada; cada resposta correta = 1 ponto. Total: 15 pontos.
Teste de leitura – cada palavra correta recordada = 1 ponto. Não aplicável teste de corte nem ROC.
Teste de modificação morfológica ou extração – 4 itens; cada resposta correta = 1 ponto. Total: 4 pontos.
Teste de compreensão escrita – 3 itens; cada resposta correta = 1 ponto. Total: 3 pontos.
Teste de compreensão não literal – 4 itens; cada resposta correta = 1 ponto. Total: 4 pontos.
Teste de consciência fonológica – 17 itens; cada resposta correta = 1 ponto. Total: 17 pontos.
Teste de transferência fonológica – 8 palavras constituem o estímulo presente nos ficheiros e devem ser contabilizadas da seguinte forma: cada palavra bem descodificada = 1 ponto. Anotar as transferências ocorridas (palavras mal codificadas, mas com proximidade fonológica a palavras corretas). Não se deve inserir o valor desta prova no somatório da pontuação da bateria.
Teste de compreensibilidade e inteligibilidade – 2 itens com escala de Likert (5 pontos); não há resposta correta, calcular de acordo com o intervalo escolhido pelo respondente em cada item e somar.
Teste de escrita – não aplicável ao somatório para a pontuação.
Teste de reconto oral – cada palavra bem recordada = 1 ponto. Não há um total previsto.
Teste de compreensão oral – 3 itens; cada resposta correta = 1 ponto. Total: 3 pontos.