Repositório CIP

OPPAE - Observatório de Prevenção Psicológica e Avaliação Escolar: Imigrantes e Refugiados

Estrutura

Os ficheiros apresentam 15 tarefas. Estas foram testadas quando à sua compreensibilidade e inteligibilidade. Ou seja, o teste visou populações de várias idades, nativas e migrantes, e observou que todos compreendiam claramente os enunciados, apesar do nível de dificuldade necessário ao longo da bateria. Apresenta-se com linguagem simples e a maioria das provas tem um exemplo de resposta sempre que se considerou adequado (nível de dificuldade da prova foi previamente analisado).  A administração dos testes pode ser total ou apenas utilizando alguns testes dependendo da função desejada. Os indicadores de validade estão disponíveis no devido ficheiro, neste repositório – para cada teste/prova e para a bateria total quando assim aplicada.

É recomendado que a administração do teste ou de específicas tarefas (se for o caso) seja sempre supervisionada por um profissional (professor, educador, psicólogo, mediador sociocultural). Os encarregados de educação não podem avaliar os educandos através destes testes. Destinam-se a uma avaliação rigorosa para fins educacionais, sociais e de cidadania. 

Nome das quinze provas ou testes:

  • Teste de nomeação de imagens
  • Teste de analogias verbais
  • Teste de associação semântica
  • Teste de palavras cognatas
  • Teste lexical
  • Teste de leitura
  • Teste de modificação morfológica ou extração
  • Teste de compreensão escrita
  • Teste de compreensão não literal
  • Teste de consciência fonológica
  • Teste de transferência fonológica
  • Teste de compreensibilidade e inteligibilidade
  • Teste de escrita
  • Teste de reconto oral
  • Teste de compreensão oral