Repositório CIP

OPPAE - Observatório de Prevenção Psicológica e Avaliação Escolar: Imigrantes e Refugiados

O compromisso científico

O desenvolvimento de futuras recolhas de dados, com estes testes, deve ser sempre com procedimento anonimizado para fins exclusivamente de investigação académica. O objetivo científico difere dos objetivos anteriores apresentados para a prática psicoeducacional.

Sempre que utilizar esta bateria ou um dos seus testes, assim como sempre que se referir a este tópico, por favor citar o presente repositório online e os artigos que o fundamentam. Também aqui se inclui recente publicação da autora sobre a avaliação de contextos educacionais e psicológicos em população refugiada, imigrante e grupos étnicos também.

TítuloAutor(es)Ano de publicaçãoDocumento
Mental health screening in refugees communities: Ukrainian refugees and their post-traumatic stress disorder specificities. European Journal of Trauma & Dissociation, 8(1), Article 100382Figueiredo, S. Dierks, A., & Ferreira, R.2024

The effect of mobile-assisted learning in real language attainment: A systematic review. Journal of Computer Assisted Learning, 39(4), 1083-1102Figueiredo, S.2023

Achievement of Two Cohorts of Immigrants: Cognitive Mapping Changes and the Country of Origin as Moderator. Journal of Psycholinguistic Research, 51 (6), 1231–1245Figueiredo, S.2022

Competition Strategies during Writing in a Second Language: Age and Levels of Complexity. Languages, 4(11), 1-13.Figueiredo, S.2019

Language Testing for Minority Students in Portuguese Schools: Teacher’s Decision Making Based in Common European Framework. International and Interuniversity Journal of Foreign Language Didactics - Porta Linguarum, 27, 21-33.Figueiredo, S., Alves Martins, M., & Silva, C.2017

Second language education context and home language effect: language dissimilarities and variation in immigrant students’ outcomes. International Journal of Multilingualism, 13(2), 184-212.Figueiredo, S., Alves Martins, M., & Silva, C. F. D.2016

Comportamento textual e discriminação de identidades articulatórias: desempenho diferenciado em aprendentes de Português Língua Segunda. Revista de Avaliação Psicológica, 8(3)Figueiredo, S., Silva, C.2009

Cognitive differences in second language learners and the critical period effects. L1 – Educational Studies in Language and Literature,9(4), 157-178.Figueiredo, S., & Silva, C.2009

Contacto para utilização de testes ou procedimento de cotação: sfigueiredo@autonoma.pt