Bateria de avaliação de atitudes, motivação e ansiedade
A bateria de avaliação de atitudes, motivação e ansiedade (BAMA) foi adaptada e validada a partir da versão original “Attitude/Motivation Test Battery” (AMTB) de R. Gardner (2004), para Português Europeu, para Catalão e para Alemão por Figueiredo, S. (2008; 2009; 2019; 2021). Esta bateria providencia recursos que permitem a educadores, professores, psicólogos, e outros profissionais de Educação, Psicologia, Mediação Cultural e de Intervenção Social, uma avaliação concreta dos índices de motivação e de atitudes de alunos migrantes (imigrantes e refugiados) em vários contextos educacionais e sociais.
Todavia a bateria apresenta uma estrutura diferenciada apenas para a versão adaptada alemã. As versões portuguesa e catalã organizam-se em dois grupos: primeiramente mede a motivação (i); depois as atitudes (ii). A versão alemã é uma versão estendida que inclui mais dois grupos: medindo ansiedade e estilos de aprendizagem. Esta diferença justifica-se pela investigação desenvolvida, a posteriori, em várias cidades austríacas.
Todos os instrumentos foram testados e validados em populações imigrantes, durante o mesmo ano (2006) em Portugal, Catalunha e Áustria. De notar que as versões catalã e alemã podem ser aplicadas apenas para os contextos de aprendizagem de Catalão e de Alemão como Língua Segunda.
Ainda, no mesmo menu, se disponibiliza a versão adaptada do teste de estilos de aprendizagem de Reid (1984) para população portuguesa imigrante. Em suma, os quatro questionários constam no arquivo dos ficheiros no menu referente à avaliação motivacional.
A utilização dos instrumentos disponibilizados requer pedido de autorização à autora e citação de, pelo menos, um dos trabalhos abaixo.
Também para publicação em coautoria (a versão alemã não foi publicada e deveriam ser replicadas a versão catalã e portuguesa na nova geração), contactar a autora sfigueiredo@autonoma.pt
Referências:
Título | Autor(es) | Ano de publicação | Documento |
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Practices of Content-Based Instruction in the Voice of Foreign Language Teachers: Looking Inside an Authentic Classroom of Languages Laboratory. The International Journal of Pedagogy and Curriculum, 31(1), 133. | Figueiredo, S., & Henriques, A. C. D. C. | 2024 | |
The Efficiency of Tailored Systems for Language Education: An App Based on Scientific Evidence and for Student-Centered Approach. European J. of Education Research, 12(2), 583-592. | Figueiredo, S. | 2023 | |
Self-Concept in immigrant school children and the impact of the length of residence: evidence from PISA 2015 for the current educational practice. Center for Educational Policy Studies Journal, 11(4), Issue: Home Economics Education as Needed in the 21st Century. | Figueiredo, S., Marôco, J., Alves Martins, M., & Nunes, O. | 2021 | |
Learning styles determine different immigrant students’ results in testing settings: relationship between nationality of children and the stimuli of tasks. Journal of Behavioral Sciences, 9(12), 1-10. | Figueiredo, S., Brandão, T., & Nunes, O. | 2019 | |
Education and Learning in Second Language Contexts: Language and Diagnostic Assessment of Diverse Learners in Portuguese Schools. The International Journal of Diversity in Education, 13(1), 31-40. | Figueiredo, S., Alves Martins, M., & Silva, C. | 2013 | |
Cognitive differences in second language learners and the critical period effects. L1 – Educational Studies in Language and Literature,9(4), 157-178. | Figueiredo, S., & Silva, C. | 2009 | |
The psychosocial predisposition effects in second language learning: motivational profile in Portuguese and Catalan samples. Revista Internacional de Didáctica de las Lenguas Extranjeras - Porta Linguarum, 10, 7-20. | Figueiredo, S. | 2008 |
Contacto para utilização de testes ou procedimento de cotação: sfigueiredo@autonoma.pt